segunda-feira, 30 de junho de 2014

3 cap. do "especial John Green"

Resenha do livro " Quem é voce Alasca ? "
"Talvez, eu tenha lido coisas melhores na minha vida mas creio que nunca lerei algo mais profundo e sincero do que esse livro" - Autor: EU

Miles Halter é um garoto sozinho e que leva uma vida medíocre, mora na Flórida e tem como paixão colecionar últimas palavras de pessoas famosas ou até mesmo anônimas. Cansado de tudo isso, Miles decidi entrar em uma escola preparatória no Alabama, para mudar um pouco sua personalidade e sua vida.

Ao chegar na faculdade, o garoto conhece Chip Martin (Coronel), Takumi e a garota mais incrível do mundo, Alasca Young. Após quase ser morto por um trote escolar, a vida de Miles muda totalmente e finalmente ele descobre como é beijar na boca, beber, fumar e se consagrar um fora da lei universitário. 

Após diversos acontecimentos, Gordo (o apelido que Miles ganhou de Coronel), se vê em uma faculdade maravilhosa que apesar de possuir pessoas medíocres, ricas e mimadas, se torna um dos melhores lugares de sua vida mas como nada é de graça, ele começa a se apaixonar pela garota inalcançável e misteriosa e se vê em uma situação de total tristeza e confusão.

Opinião:

Sempre costumo dizer, que a cada página aberta, novos mundos e pessoas são apresentados ao leitor e a cada nova descoberta nesse incrível mundo, tudo se clareia e se é ganho um incrível antídoto para a sabedoria e aprendizado. Quem é Você, Alasca? É um exemplo vivo disso.

Quem é Você, Alasca? Tem um ritmo de leitura fácil e fluído e seu leitor não percebe o passar das páginas até o momento em que se é visto que o livro já terminou. A explicação para esse ritmo tão acelerado é a inteligencia da escrita do autor e personagens carismáticos, misteriosos e excêntricos. Miles, Coronel, Takumi e Alasca são típicos adolescentes entrado na fase adulta, e com eles o leitor aprende o que se passa na cabeça de alguns jovens e lições importantíssimas para toda a vida.

Além disso, senti que nesse livro, John deixou registrado uma espécie de auto-biografia e transmitiu seus sentimentos e até mesmo coisas que já aconteceram na sua vida ao livro. Apesar de Miles ser na minha percepção o protagonista da estória, não há dúvidas que quem rouba a cena é Alasca e toda a estória ficar a mercê de seu bom humor e suas loucuras pra lá de sem sentido e inspiradoras. Alasca tem um espírito jovem, irresponsável e inovador e contamina todos a sua volta com o seu jeito de ser, principalmente o leitor.

A perfeição do livro já é algo indiscutível mas como tudo tem um defeito, o que me incomodou neste livro foi a constante ação de fumar, que os personagens exerciam durante a estória. De 5 em 5 páginas ou até menos, um novo cigarro é sacado do masso e isso se torna cansativo para o leitor que apesar de ir se acostumando, nunca deixa de ser perceptivo. As piadas críticas, inteligentes, negras e sarcásticas de Green caíram como uma luva para a estória e o modo como o autor as trabalha através dos personagens é algo que merece reconhecimento.

O uso de metáforas também é presente no livro e principalmente nos trechos que são trabalhados o amor incondicional, e o carinho humano. Tudo isso é muito válido e incrível mas John também me chamou a atenção por sua intensa pesquisa para compor todo o livro, ela é bastante visível em trechos que se referem a cultura da Flórida e de países mais afastados como a Índia.

A edição está muito boa, a capa apesar de belíssima deixa a desejar no quesito praticidade, ao colocar a mão sobre ela as digitais do leitor são deixadas na mesma, assim como suor e isso é um pouco incomodo e anti-higiênico.

Houve um determinado momento do livro que um segredo assombroso, triste e ao mesmo tempo incrível foi revelado e o leitor é pego de surpresa e fica tentando imaginar qual será a próxima jogada de Green, que consegue conduzir a obra magistralmente. Quem é Você, Alasca? Com certeza ficará para sempre em meu coração e se consolida o primeiro livro de 2014 e um dos melhores da vida, até agora. Se recomendo? VÁ LER!

Quotes:

"Às vezes perdemos a batalha. Mas a farra sempre ganha a guerra."

"Estou cansado . Eu..." eu disse, então ela me interrompeu.
"Pobrezinho do Gordo. Quer que eu me deite na cama para dormir abraçadinha com você?"
" Não é má ideia..."
"NÃO! LEVANTA! AGORA!"

"Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu seria garoa e ela, um furacão."

"Eu sei que ele me perdoa, assim como eu a perdoo. As últimas palavras de Thomas Edison foram: "O outro lado é muito bonito." Eu não sei onde fica o outro lado, mas acredito que seja em algum lugar e espero que seja bonito."